Gastos com saúde têm a maior alta desde 2004
saúde
Despesas com medicamentos e serviços médicos sobem 8,5% no período de 12 meses até setembro. Elevação de tarifas públicas e do dólar alimenta a carestia

Sem solução para a crise econômica, não há remédio que cure a preocupação das famílias com o aperto no orçamento. Em setembro, os custos com o grupo de saúde e cuidados pessoais, um dos nove que compõem o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulou alta de 8,5% em 12 meses, a maior taxa desde fevereiro de 2004. Naquele período, a elevação havia sido de 8,6%.

A inflação da saúde está ligada intimamente à pressão exercida pelos serviços. Na última década, hospitais, laboratórios e profissionais do setor aproveitaram-se do aumento da demanda -- provocado pelos ganhos salariais possibilitados pelo crescimento econômico -- para promover reajustes acima do custo de vida médio no país. No mês passado, somente os custos com serviços de saúde apresentaram alta anual de 10,53% -- 1,04 ponto percentual acima da média geral do IPCA.

Além dos serviços, a elevação dos preços administrados e os aumentos salariais também são responsáveis pela carestia da saúde, segundo a gerente de pesquisa do IPCA, Irene Machado. "Médicos e dentistas estão arcando com mais despesas no consultório: energia elétrica, água, mão de obra e tarifa de transporte urbano. Tudo isso influencia o valor da consulta ou do procedimento cirúrgico", destacou. As indústrias voltadas ao setor, como a farmacêutica, enfrentam o mesmo cenário e ainda sofrem com a desvalorização do real. O presidente executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), Nelson Mussolini, destacou que 90% dos insumos usados nos medicamentos produzidos no país são importados. "E ainda há aqueles que já vêm prontos do exterior", reforçou ele, que alerta: os custos ainda não atingiram o ápice. "Muitos dos remédios comercializados no varejo foram comprados a um dólar de R$ 3,20. Quando esses estoques acabarem, as famílias inevitavelmente terão mais despesas", emendou.

O diretor de Defesa Profissional da Associação Médica Brasileira (AMB), Emílio Cesar Zilli, ressalta que a incorporação de novas tecnologias exige renovação dos instrumentos utilizados pelos profissionais. "O próprio maquinário sofre variação da moeda norte-americana. E, se o câmbio não se distancia dos R$ 3,80, é óbvio que essa incorporação fica sujeita a um aumento radical", avaliou.

Desafio

O tempo em que produtos farmacêuticos eram vendidos com até 60% de desconto, segundo Mussolini, não se repetirá tão cedo. Pior para o consumidor. A caminhoneira Maria de Jesus, 59 anos, tem a certeza de que continuará tendo mais despesas com remédios. "Até o começo do ano, eu gastava cerca de R$ 80 por mês. Hoje, não são menos de R$ 200", afirmou. Para ela, administrar o plano de saúde também tem sido um desafio. "Até julho, a mensalidade era de R$ 500. Em setembro, saltou para R$ 1,4 mil. Eu deixo de ter uma boa alimentação e uma roupa melhor para custear os medicamentos e o plano de saúde", disse.

Devido à demanda mais enfraquecida -- em decorrência da inflação e do aumento do desemprego --, Márcio Milan, economista da Tendências Consultoria, prevê custos com saúde mais moderados ao longo dos próximos meses. O freio no consumo, no entanto, não impedirá que o grupo de saúde e cuidados pessoais feche o ano com alta superior a 8,7% -- que seria a maior desde 1999.

Em 2016, não deverá ser muito grande. A inflação próxima dos 10% neste ano deve pressionar os custos dos planos de saúde, que poderão ter reajuste próximo ou superiores aos 13,55% autorizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 2015, para os convênios individuais e familiares. Para Milan, esse efeito vai puxar os custos com saúde e cuidados pessoais, que fecharão o próximo ano em 6,6%, 0,1 ponto percentual acima da média projetada para o IPCA. (Colaborou Mariana Areias)

"Muitos dos remédios comercializados no varejo foram comprados a um dólar de R$ 3,20. Quando esses estoques acabarem, as famílias terão mais despesas"

Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo

Em ascensão